quarta-feira, 15 de agosto de 2012
sexta-feira, 27 de julho de 2012
terça-feira, 24 de julho de 2012
quarta-feira, 18 de julho de 2012
quinta-feira, 7 de junho de 2012
terça-feira, 5 de junho de 2012
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Aula do dia 04/05/2012
Os continentes são grandes extensões de terra emersas, limitadas pelas águas de mares e oceanos. Somados os seis continentes (África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania) possuem extensão territorial de 149.440.850 quilômetros quadrados, dimensão que representa 29,1% da superfície do planeta.
Através de pesquisas, cientistas afirmam que a atual configuração da superfície terrestre foi estabelecida há, aproximadamente, 60 milhões de anos, por um processo de deslocamento da crosta. Em decorrência dele, o planeta adquiriu os seis continentes que possui atualmente.
A Ásia é o maior e mais populoso dos continentes. A África apresenta os principais problemas sociais na atualidade, a maioria da população desnutrida está neste continente, na África Subsaariana a incidência de AIDS faz a expectativa de vida cair cerca de 30 anos nos países mais afetados, como Botsuana, Suazilândia, Lesoto e Zimbábue. O continente africano apresenta belas paisagens, desfrutando de uma riqueza em sua biodiversidade.
Existem também concentrações de miséria na maior parte da Ásia e nas porções central e sul das Américas. Essas regiões registram altas taxas de mortalidade infantil.
Os países mais desenvolvidos e que apresentam os maiores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) estão localizados na Europa e na América do Norte. Na Ásia destaca-se o Japão, dono de uma das mais prósperas economias do mundo e população com maior expectativa de vida do planeta.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/geografia/continentes-1.htm
Através de pesquisas, cientistas afirmam que a atual configuração da superfície terrestre foi estabelecida há, aproximadamente, 60 milhões de anos, por um processo de deslocamento da crosta. Em decorrência dele, o planeta adquiriu os seis continentes que possui atualmente.
A Ásia é o maior e mais populoso dos continentes. A África apresenta os principais problemas sociais na atualidade, a maioria da população desnutrida está neste continente, na África Subsaariana a incidência de AIDS faz a expectativa de vida cair cerca de 30 anos nos países mais afetados, como Botsuana, Suazilândia, Lesoto e Zimbábue. O continente africano apresenta belas paisagens, desfrutando de uma riqueza em sua biodiversidade.
Existem também concentrações de miséria na maior parte da Ásia e nas porções central e sul das Américas. Essas regiões registram altas taxas de mortalidade infantil.
Os países mais desenvolvidos e que apresentam os maiores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) estão localizados na Europa e na América do Norte. Na Ásia destaca-se o Japão, dono de uma das mais prósperas economias do mundo e população com maior expectativa de vida do planeta.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/geografia/continentes-1.htm
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Blog do Professor Giba: O Brasil Indígena
Blog do Professor Giba: O Brasil Indígena: Antes da chegada dos europeus as terra do novo mundo, estas terras já eram habitadas por povos nativos da região, então o descobrimento da A...
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Erro de português - Oswald de Andrade
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.
Letra da música ÍNDIOS do grupo Legião Urbana
Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha.
Quem me dera ao menos uma vez
Esquecer que acreditei que era por brincadeira
Que se cortava sempre um pano-de-chão
De linho nobre e pura seda.
Quem me dera ao menos uma vez
Explicar o que ninguém consegue entender
Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente.
Quem me dera ao menos uma vez
Provar que quem tem mais do que precisa ter
Quase sempre se convence que não tem o bastante
Fala demais por não ter nada a dizer.
Quem me dera ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante
Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente.
Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
Sua maldade, então, deixaram Deus tão triste.
Eu quis o perigo e até sangrei sozinho
Entenda Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim.
E é só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.
Quem me dera ao menos uma vez
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
E que todas as pessoas são felizes.
Quem me dera ao menos uma vez
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos, obrigado.
Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente.
Eu quis o perigo e até sangrei sozinho
Entenda Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim.
E é só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.
Nos deram espelhos e vimos um mundo doente
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha.
Quem me dera ao menos uma vez
Esquecer que acreditei que era por brincadeira
Que se cortava sempre um pano-de-chão
De linho nobre e pura seda.
Quem me dera ao menos uma vez
Explicar o que ninguém consegue entender
Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente.
Quem me dera ao menos uma vez
Provar que quem tem mais do que precisa ter
Quase sempre se convence que não tem o bastante
Fala demais por não ter nada a dizer.
Quem me dera ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante
Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente.
Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
Sua maldade, então, deixaram Deus tão triste.
Eu quis o perigo e até sangrei sozinho
Entenda Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim.
E é só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.
Quem me dera ao menos uma vez
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
E que todas as pessoas são felizes.
Quem me dera ao menos uma vez
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos, obrigado.
Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente.
Eu quis o perigo e até sangrei sozinho
Entenda Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim.
E é só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.
Nos deram espelhos e vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui.
quarta-feira, 23 de maio de 2012
terça-feira, 1 de maio de 2012
Aniversário!
O final de semana foi excelente! Em muitos anos, passei meu aniversário somente trabalhando, neste mudei o roteiro... Fui ver o show de Fernando e Sorocaba!
quarta-feira, 4 de abril de 2012
quarta-feira, 28 de março de 2012
Apassionata
Estudei na USP, na época cursava Letras-Italiano, então tomei gosto pelo idioma... O nome deste blog se deve a essa paixão... Hoje, muitas vezes, cantada!
Assinar:
Postagens (Atom)


